April 30th, 2019

C4G Day

As atividades do C4G são viabilizadas pela colaboração de todos na comunidade das ciências da terra sólida, que tem de ser mobilizada de forma a reconhecer-se no C4G. Esse envolvimento é promovido pelo debate de ideias, pela partilha de informação, pela crítica e aperfeiçoamento coletivo, permitindo atingir conclusões agregadoras e articulando e coordenando propósitos de ação em reflexo da comunidade.

O C4G Day, que acontece nos dias 17 e 18 de junho de 2019.

O Horizonte 2020 avança para o seu termo e o Horizonte Europa (2021-2027) aproxima-se inexorável e, com ele, o desenvolvimento de estratégias de longo prazo no quadro dos fundos regionais, assentes nas recomendações e boas práticas europeias quanto à implementação, desenvolvimento operacional, internacionalização e sustentabilidade da Rede de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico Nacional (RNIE) a curto, médio e longo prazo.

Há que ter ideias precisas, que apelar à inteligência coletiva da comunidade das Ciências da Terra Sólida (CTS), e identificar o caminho para construir a consolidação da RNIE, arrancando com um longo ciclo virtuoso de oferta de serviços e produtos do conhecimento em CTS, equipamentos e instalações, coleções de dados abertos e ações de atualização e capacitação técnica e científica, ativando o C4G como catalisador de avanços na ciência, na tecnologia e no bem-estar económico, social e ambiental das regiões em que se baseia, e do todo de Portugal, e de outros, com quem o C4G mantém relações reciprocamente benéficas e duradoras, como disso é exemplo a rede EPOS ERIC.

Essa a demanda do Dia do C4G, construir as soluções mais ajustadas para os melhores resultados, e dar resposta às necessidades da comunidade.

Local: Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto – Rua do Campo Alegre, 687 – 4169-007 Porto