C4G is a distributed research infrastructure of the portuguese roadmap

“Collaboratory: an organizational entity that spans distance, supports rich and recurring human interaction oriented to a common research area (…), and provides access to data sources, artifacts, and tools required to accomplish research tasks” (Bos, 2007).

What is C4G

O Colaboratório para as Geociências (C4G) é uma infraestrutura de investigação distribuída do Roadmap português, a única dedicada às Ciências da Terra Sólida, tendo como objetivo a partilha de recursos científicos de modo a otimizar a criação e difusão do conhecimento científico em Portugal e internacionalmente. O C4G representa ainda a comunidade científica portuguesa dedicada às Geociências no EPOS/ERIC (European Plate Observing System/European Research Infrastructure Consortium).

O C4G assenta, assim, na partilha colaborativa e organizada de conhecimento, tecnologia, recursos e formação entre parceiros multiactores, tais como unidades de investigação e laboratórios, instituições de ensino superior, agências governamentais, empresas e organizações da sociedade civil. Este conjunto de recursos são dados, produtos e equipamento científico representativos da melhor capacidade instalada em Portugal, equilibrando a sustentabilidade recíproca na ligação de longo prazo com a EPOS/ERIC.

O C4G dá acesso a dados e equipamento científico nas áreas da Geologia e Geoquímica, Geofísica, Geodesia e da Deteção Remota. Uma abordagem integrada daquelas disciplinas permite a oferta de serviços em Ambiente, Georrecursos, Riscos Naturais, Antropogénicos e Cósmicos, Geologia Marinha e Geomatemática e Modelação.

 

How it works

O C4G funciona como um ‘One-stop shop’ para a partilha e acesso a dados e equipamento científico. Os recursos disponibilizados são para acesso aberto e partilha, mediante condições, a indivíduos, equipas e instituições da academia (nacional e internacional), empresas, indústria, serviços públicos, organizações não-governamentais e comunidades, e cidadã(o)s.

Através do C4G-HUB podem ser acedidos dados e produtos gratuitamente. Os dados e produtos não disponibilizados na e.infraestrutura devem ser solicitados através de contacto e estão sujeitos a custos e condições que podem ser consultados no regulamento de acesso.

What is available

O C4G disponibiliza instrumentos científicos, fixos e móveis, dados, arquivos e coleções, e outros recursos baseados no conhecimento, arquivos e dados científicos e sistemas computacionais, orientados para a criação e difusão do conhecimento científico em Ciências da Terra Sólida. Os recursos disponibilizados são utilizados e gerados nas áreas da Geologia, Geofísica, Geodesia e Detecção Remota com aplicação em temas transversais como o Geoambiente, Georrecursos, Geologia Marinha, Monitorização de Permafrost e Riscos.

For whom

Beneficiam a Comunidade Científica tais como Investigadores afiliados ou não em instituições parceiras do C4G, estudantes (secundário e universidade), o Sector Público tais como órgãos governamentais, câmaras-municipais, proteção civil e bombeiros, o Sector Privado e a Sociedade Civil tais como organizações não-governamentais e público em geral.

Principles and benefits

 Princípios:

. Permitir o acesso e a reutilização a dados científicos

. Centralizar a disponibilização de recursos até agora dispersos e gerados em vários contextos científicos

. Promover a coleção de dados de modo

. Partilha transparente atribuindo a autoria

. Apoiar os decisores

Benefícios:

. Acesso centralizado a um catálogo extenso de recursos em geociências.

. Aumentar o conhecimento científico

. Aumentar o contacto entre a comunidade científica e com os seus stakeholders